O último dia

Dia 24/04/10

Acordamos cedo e fomos direto para o aeroporto de luxor, que por sinal é lindo! Foi com tristeza que entrei naquele avião.... Uma sensação estranha tomou conta.... Mas o que poderia fazer? Era chegado a hora de partir.

Chegamos umas 10 e pouco da manhã em Cairo, como tínhamos até as 11hrs da noite, decidimos  passar a tarde no khan.



Não comprei nem metade do que precisa comprar, cansei de negociar e do povo enchendo o pacová, entuchando mercadoria na minha cara. Lá pelas 19hrs chegamos ao hotel, arrumei minha malas, tomei banho e esperei a hora de ir para o aeroporto. O clima entre o grupo e a agência tava tão pensado que eu não conseguia relaxar, resolvemos procurar algum lugar para comer, mas as redondezas do hotel , que alias não recomendo nem para meu inimigo, eram, como vou dizer, nada convidativa para um passeio!

Porém na volta do passeio, presenciamos a entrada de uma noiva em sua festa, foi lindo, um pequena banda começa tocando um música bem alegre, a noiva fica na entrada esperando até o momento em que o Zaffe  ( Ritmo de compasso 4/4. É um ritmo lento, específico para casamentos, usado geralmente para a dança do candelabro. Pode ser cantado assim: DUM TAKATATA DUM TATA.) é tocado !

Pensei comigo, até o último minuto dessa viagem vivênciamos a cultura egípcia, presenciamos o dia-a-dia de um povo muito diferente do nosso e muito diferente do eu vi em Dubai, os egípcios são extremamente religiosos, vi homens com a testa marcada de tanto rezar, vi homens rezando em pleno khan el Khalili, vi o "afobamento" para não dizer outra coisa,  ao ver um pedaço da perna ou os ombros de alguma turista, vi também o quanto eles se preocupam com a impressão que os turista tem, se alguém te faz alguma coisa, fala mais alto com você por exemplo, que é normal para eles , afinal eles são árabes e você não gosta  na hora eles te pedem desculpa e oferecem presentes.... Enfim essa viagem foi um mergulho cultural, devo admitir que não foi fácil digerir ou até mesmo entender mas valeu cada segundo de aprendizado.

No Egito você  presencia dois mundos muito diferente, o egito faraônico e o egito árabe, só posso dizer que é uma experiência louca, cheia de contradições, aprendizados, superações e de entendimento! Se você  for para o Egito, não tenha medo de conhecer o egito árabe, olhe para o povo e tente decifrá-los, se você conseguir me conte!

* Agora que terminei o diário, postarei aqui algumas curiosidades, fotos interessantes, filmes, dicas etc... Continue com a gente ;)

0 comentários: